sábado, 14 de dezembro de 2013

Analógico e Digital

Dentro em breve, o meu maravilhoso cão estará em condições de contar, ou de mandar contar a um escravo, como fazia Platão, o diálogo que tem mantido comigo nos últimos tempos.
Estou autorizado por ele a divulgar o seu conceito de superioridade dos quadrúpedes face aos bípedes. Quer uns quer outros ligam-se à realidade, ao mundo, pelos pés, e escondem completamente os únicos pontos de ligação à realidade em simultâneo. Por cada vez que ponham os pés num sítio, deixam de o ver, para só o sentir. (Ocorreu-me agora que talvez o meu cão tenha lido Espinosa - tenho de lhe perguntar).
Mas há uma grande diferença: os bípedes ligam-se em formato digital: falso ou verdadeiro, belo ou não belo, 0 ou 1, etc. ; os quadrúpedes ligam-se do mesmo modo, mas acrescentam que o falso ainda tem outra ligação: a frente e atrás. Tal como o verdadeiro, e tudo o resto.
Ele depois conta a história.
Agora, o que me surpreendeu foi o empenho com que a Apple (empresa bípede) apoia a construção de câmaras de campo de luz, com caraterísticas totalmente analógicas (de enormíssima qualidade, tal como máquinas fotográficas antigas) numa "lógica" digital. Lindo. Há aqui talvez alguma confusão. Mas não interessa, sobretudo para quem tenha dinheiro e gosto pela fotografia como arte, isto é como invenção do visível.

Sem comentários: