quarta-feira, 15 de junho de 2011

Alguém se Lembra da Taxa de Juros que Portugal se comprometeu a pagar à TROIKA? Não terá sido mais do que 3,5%?

O Ministério japonês das Finanças comprou 1,1 mil milhões de euros, numa emissão em que procura superou a oferta em cerca de oito mil milhões de euros e que contou com maior apetite por parte de investidores asiáticos, de acordo com uma nota publicada no site do FEEF. (Fundo Europeu de Estabilidade Financeira)

A operação de hoje, dia 15v de Junho, que o FEEF pagará com uma taxa de juro de 3,5 por cento, com uma maturidade de dez anos, foi realizada no âmbito da fatia destinada pela União Europeia ao resgate financeiro a Portugal. Do total de 78 mil milhões de euros que o país vai receber das instâncias internacionais durante três anos, 52 mil milhões são accionados do lado europeu: 26 mil milhões do FEEF e outra parte igual através do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).

Para já, da parte do FEEF, a primeira tranche vai ser recebida na próxima semana (tanto o FMI como o MEEF já accionaram a sua primeira tranche). Embora tenham sido emitidos cinco mil milhões de euros na emissão de hoje, Portugal vai receber a 22 de Junho apenas 3,6 mil milhões, diferença que se deve à garantia de capital que o fundo tem de ter em reserva para assegurar um rating máximo, de AAA, dos títulos de dívida emitidos.

Sem comentários: