quinta-feira, 2 de julho de 2009

COMPUTADOR QUÂNTICO

Cientistas da universidade de Yale anunciaram o desenvolvimento do primeiro processador quântico em estado sólido, um passo que poderá levar à criação do primeiro computador quântico da história e a uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia.
Enquanto num computador comum, a menor unidade de informação é o bit, que pode ter dois valores: zero (desligado) ou um (ligado), o equivalente quântico é o qubit (Quantum Bit), que pode assumir vários estados sobrepostos ao mesmo tempo, armazenando mais informação.
Um computador quântico fica exponencialmente mais poderoso a cada "qubit" adicionado. Para se ter uma ideia do potencial, estima-se que mesmo máquinas simples poderiam ser capazes de quebrar, em questão de minutos, códigos criptográficos inacessíveis aos computadores actuais, já que os cálculos demorariam milhares de vezes mais que o tempo de vida de seus programadores.
Os computadores quânticos conseguem tal feito ao conseguirem tirar proveito da capacidade de sobreposição dos qubits para testar todas as combinações possíveis ao mesmo tempo, enquanto as máquinas actuais têm de testar cada combinação sequencialmente, uma a uma.
Os investigadores norte-americanos criaram o seu processador com dois qubits compostos de milhares de milhões de átomos de alumínio, agrupados de forma a funcionar como um átomo só, refere a imprensa internacional.
Conseguir manter os qubits estáveis durante um microssegundo - tempo suficiente para executar algoritmos simples de busca - foi a chave do sucesso.
Apesar da descoberta, os cientistas referem ainda estarem longe de criarem um computador quântico, "mas este é um grande avanço", asseguram.

Sem comentários: