quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nova versão do sistema operativo da Apple já está à venda

20.07.2011 - 17:14 Por Tiago Pereira Carvalho

 Já está disponível para download o Mac OS X Lion, a oitava versão do sistema operativo da norte-americana Apple Inc. Entre as novidades contam-se um e-mail redesenhado da cabeça aos pés, o acesso à Mac App Store para explorar software da marca, e uma aplicação que permite ao utilizador controlar tudo o que se passa no computador.

Entre as novidades do Lion contam-se o redesign do correio electrónico (DR)

O mais recente sistema operativo conta agora com 250 novas funcionalidades. “O Lion faz com que o upgrade ao Mac seja muito mais simples”, adianta Philip Schiller, o vice-presidente sénior do Worldwide Product Marketing da Apple. O procedimento começa com o acesso à loja on-line da empresa, a Mac App Store, onde o utilizador pode efectuar a compra do Lion a partir de uma conta pessoal do iTunes. Seguidos os passos anteriores, o download e o processo de instalação têm início de modo automático.

A actualização do sistema operativo da Apple avança com uma série de novidades. Um dos destaques sugeridos pela empresa dá pelo nome de "Auto Save", uma funcionalidade que permite a gravação automática e permanente dos documentos enquanto o utilizador trabalha neles. Por sua vez, a funcionalidade "AirDrop" permite fazer uma ligação automática sem fios peer-to-peer, depois de efectuada uma busca dos Macintosh que estejam nas redondezas, com o objectivo de tornar a transferência de ficheiros mais acessível e rápida, promete a nota à imprensa da Apple.

Um e-mail redesenhado da cabeça aos pés, suportes para aplicações de ecrã inteiro, uma forma de ver tudo o que se está a passar no Mac chamada "Mission Control", e um novo espaço para armazenar todas as aplicações, a "Launchpad", são outras das alterações introduzidas pelo oitavo sistema operativo da empresa que criou, ao longo de uma história de 35 anos, a linha de computadores Macintosh, os iPads, os iPhones e a loja virtual iTunes.

O MAC OS X Lion pode ser adquirido, a partir de hoje, via download por 23,99 euros. Em Agosto, o Lion vai ficar disponível numa pen drive, a ser encomendada a partir da Apple Store.

Sem comentários: