terça-feira, 12 de julho de 2011

Agora a Irlanda

Moody’s reduz rating da Irlanda a lixo

12.07.2011 - 20:52 Por Ana Rita Faria

Uma semana depois de ter cortado o rating de Portugal para um nível considerado junk (lixo), a agência financeira Moody’s voltou-se para a Irlanda.
<p>Os mercados têm continuado a pressionar os juros da dívida irlandesa</p> Os mercados têm continuado a pressionar os juros da dívida irlandesa
 (REUTERS/Stringer)

Em comunicado, a Moody’s anuncia ter decidido cortar o rating da Irlanda para lixo e a justificação é igual à que foi usada para Portugal: o país pode precisar de um novo resgate por parte da União Europeia e do FMI, antes de conseguir regressar aos mercados para se financiar-

O corte da Moody’s foi a um nível, de Baa3 para Ba1, e o rating mantém-se com outlook (perspectiva) negativa, o que indica que pode vir a sofrer mais revisões em baixa no curto prazo.

À semelhança do que tinha dito quando reduziu o rating de Portugal a lixo, a Moody’s justifica a decisão de cortar a nota da Irlanda com a possibilidade, cada vez maior, de as autoridades europeias forçarem o sector privado a partilhar os custos de resgates futuros aos membros da zona euro (ou seja, de haver uma reestruturação da dívida).

“A perspectiva de uma participação do sector privado no alívio do fardo da dívida é negativa para os detentores de dívida soberana. Este é um factor-chave na actual avaliação da Moody’s sobre os ratings dos países endividados da zona euro”, refere o comunicado.

Sem comentários: