sexta-feira, 25 de março de 2011

OCDE diz que Portugal não precisa de pedir ajuda externa

OCDE diz que Portugal não precisa de pedir ajuda externa

Declarações do secretário-geral Angel Gurría seguem-se à classificação de “tragédia” que ontem fez sobre a saída de José Sócrates do Executivo português.
Portugal não precisa de pedir nenhuma ajuda financeira à União Europeia porque fez tudo o que era necessário. Esta é a opinião de Angel Gurría, secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), um dia depois de ter dito que a demissão de José Sócrates era uma “tragédia”.

“Portugal e Espanha têm feito tudo o que é necessário”, afirmou Gurría sobre os dois países ibéricos, citado pela Bloomberg. “A linha deve ser colocada depois da Irlanda e da Grécia”, declarou ao salientar haver uma diferença entre os dois países periféricos que já receberam ajuda financeira e Portugal e Espanha.

O secretário-geral assegurou que Portugal tomou “todas as decisões políticas que eram necessárias”, embora tenha evidenciado uma diferença face ao vizinho. A Espanha “está a começar a diferenciar o produto de uma forma muito bem sucedida. Eles estão a resolver o défice, as reformas, o mercado laboral e o sistema bancário”, defendeu.

Angel Gurría já ontem tinha dito que Portugal estava a fazer tudo o que era necessário para resolver o problemas das suas contas públicas, tendo até referido que era uma “tragédia” o chumbo da quarta versão do Plano de Estabilidade e Crescimento e a demissão do Governo que daí resultou.

Apesar de dizer que Portugal não precisa de ajuda financeira, o próprio Gurría evidenciou ontem que Portugal vai agora enfrentar “semanas muito difíceis” até que sejam realizadas eleições.

Sem comentários: