terça-feira, 29 de março de 2011

Bolsa de Investigação


EDITAL N.º 8/2011
BOLSA DE INVESTIGAÇÃO

Aceitam-se candidaturas a uma Bolsa de Investigação (BI), a atribuir no âmbito do projecto de investigação Entre a escola e a família: conhecimentos e práticas alimentares das crianças em idade escolar (Referência PTDC/CS-SOC/111214/2009), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e em curso no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Doutora Mónica Truninger.

1 – Legislação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, e Regulamento de Bolsas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

2 – Coordenação do Projecto: Doutora Mónica Truninger.

3 – Duração da Bolsa: 6 meses (renovável por mais 6 meses, e depois por períodos de 12 meses até o máximo de 36 meses).

4 – Montante da bolsa e modo de pagamento: 745€, com pagamento mensal, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação atribuídas pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), estando também previsto o pagamento de seguro de acidentes pessoais e seguro social voluntário.

5 – Instituição de acolhimento: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

6 – Orientação e actividades a desenvolver: A orientação caberá à coordenadora do projecto e o bolseiro colaborará nas respectivas actividades de pesquisa, designadamente pesquisa bibliográfica, condução de grupos de foco e entrevistas em Lisboa, Trás-os-Montes e Madeira, transcrição de entrevistas, tratamento de dados, apoio a conferências e edições do projecto, participação na redacção de relatórios e de artigos científicos.

7 – Requisitos de admissão: Licenciatura em Sociologia, Antropologia ou Geografia Humana ou noutra área similar dentro das Ciências Sociais. São ainda requisitos preferenciais:
a)      Experiência em projectos de investigação ou com investigação que verse sobre os temas teóricos do projecto;
b)     Competências em análise de dados qualitativa e/ou análise de entrevistas;
c)      Familiaridade ou interesse pelos temas envolvidos no projecto;
d)     Interesse em obter formação superior (mestrado) na área temática do projecto;
e)      Domínio da língua inglesa
f)       Disponibilidade imediata

8 – Publicitação e prazo de apresentação de candidaturas: O presente Edital é publicitado, em versão integral, no site do ICS e no Portal Eracareers. Nos termos das Normas da FCT, a recepção de candidaturas inicia-se 10 dias após a publicitação do presente Edital no Portal Eracareers, decorrendo o prazo de candidaturas de 6 a 19 de Abril.

9 – Formalização das Candidaturas: As candidaturas deverão ser acompanhadas de Curriculum Vitae pormenorizado, cópias de certificado/s de habilitações e do bilhete de identidade ou passaporte e uma cópia de um texto relevante escrito pelo próprio(a) (um artigo científico, a tese de licenciatura ou outro) e uma Carta de Intenções, com indicação sintética das razões pelas quais se pretende candidatar e das capacidades com que pensa poder contribuir para o projecto (máximo: 1 página).

10 – Selecção: A selecção dos candidatos será efectuada por um júri constituído pela coordenadora do projecto e por dois outros investigadores do ICS, com base na avaliação curricular, eventualmente complementada por entrevista.

11 – Morada de envio das candidaturas: As candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio ou e-mail para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (com a referência “Concurso de Bolsas de Investigação n.º 8/2011”) para a Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 – 1600-189 LISBOA ou para o e-mail instituto.ciencias.sociais@ics.ul.pt devendo ser recebidas dentro do prazo acima referido. Caso as candidaturas sejam enviadas por e-mail, os documentos supra indicados devem ser digitalizados para anexar ao processo.

Lisboa, 21 de Março de 2011

O Director

Doutor Jorge Vala

Sem comentários: