terça-feira, 29 de março de 2011

Lula da Silva e o FMI

Hoje, durante um jantar informal com o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, o ex-presidente, Lula da Silva,  afirmou  que o FMI  não resolve o problema de Portugal, tal como não resolveu em outros países.

“O FMI não resolve o problema de Portugal, como não resolveu o problema do Brasil, como não resolveu outros problemas. Toda a vez que o FMI tentou cuidar das dívidas dos países, o FMI criou mais problemas para os países do que soluções”, afirmou o ex-presidente do Brasil.
Lula da Silva disse ainda que “a Europa é muito grande” e que, “se a Europa quiser, vai encontrar soluções para Portugal, para a Grécia, para Espanha”.

Ainda sobre a crise  política com que Portugal se debate, o ex-presidente brasileiro disse acreditar que “o povo português terá sabedoria suficiente para resolver o problema da crise política“.

“É importante que as pessoas tenham maturidade para compreender as razões da crise económica, detetar corretamente quem é o causador desta crise e sabemos que a atitude mais correta é todo o mundo assumir as responsabilidades para encontrar uma solução para a crise”, afirmou Lula da Silva.

Questionado sobre se o Brasil vai ou não comprar dívida portuguesa, o ex-presidente do Brasil remeteu essa questão para a atual presidente brasileira, Dilma Rousseff, não deixando de dar a sua opinião: “Eu acho que tudo o que devêssemos fazer para ajudar Portugal deveríamos fazer. Acho que Portugal merece essa compreensão do Brasil”, afirmou.

Sem comentários: