segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CALL FOR PAPERS - "Legados do autoritarismo em Portugal em perspectiva comparada" - Até 30 de Dezembro de 2011


 

Colóquio Internacional

"Legados do autoritarismo em Portugal em perspectiva comparada"

Lisboa, ICS-UL - 23 e 24 Abril de 2012

 

 

Organização:

 

António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)

Filipa Raimundo (Instituto Universitário Europeu/Instituto de Ciências Sociais);

Irene Pimentel (Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa);

Maria Inácia Rezola (Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa / Escola Superior de Comunicação Social);

 

O presente 'call for papers' surge no âmbito do projecto 'Justiça política na transição para a democracia em Portugal (1974-2008)', financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/HIS-HIS/103286/2008). O workshop visa pôr em contacto académicos que tenham vindo a desenvolver investigação sobre temas ligados aos legados do autoritarismo, justiça transicional, políticas da memória, e historiografia dos autoritarismos.

 

Aceitam-se propostas que tentem responder a alguma das seguintes questões: Que medidas de punição ou reconciliação foram adoptadas? Quais foram os principais factores explicativos para a adopção de medidas de punição e/ou reconciliação? Qual o papel dos movimentos sociais e dos diferentes agentes políticos no processo de ajuste de contas, durante e após a transição? Em que medida é que as vítimas da ditadura foram/têm sido reconhecidas e compensadas? Que tipo de legados do autoritarismo subsistem na democracia actual? Qual a narrativa predominante na historiografia sobre a ditadura?

 

As propostas devem consistir em resumos de não mais de 500 palavras. O prazo para recepção de candidaturas termina a 30 de Dezembro de 2011. As propostas serão analisadas ao longo do mês de Dezembro e os resultados serão divulgados até dia 31 de Janeiro. A partir de 1 de Abril de 2012 será pedido aos participantes que enviem as suas comunicações para os membros dos painéis que lhe tiverem sido atribuídos. O colóquio decorrerá entre os dias 23 e 24 de Abril de 2012, em Lisboa.

 

As candidaturas deverão ser enviadas para: legados2012ihc@fcsh.unl.pt



Sem comentários: