sábado, 28 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
OECDdirect: Nouvelles publications - 26/02/2009
Livres / CDs
Statistiques de l'OCDE sur le développement international 2009
Publié par le Comité d'aide au développement (CAD) de l'OCDE, ce CD-ROM fournit aux économistes et aux chercheurs une source unique et actualisée d'information et de statistiques comparatives sur le développement international. Il couvre : le ...
Maintenant disponible en CD-Rom sur notre Librairie en ligne.
2 rue André-Pascal, 75775 Paris Cedex 16, France
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Phenomenology and Education
Phenomenology and Education
Special Issue, February 2009
Guest Editor: Gloria Dall’ Alba
The time of ‘systems’ is over. The time of re-building the essential shaping of beings according to the truth of be-ing has not yet arrived. In the meantime, in crossing to an other beginning, philosophy has to have achieved one crucial thing: projecting-open, i.e., the grounding enopening of the free-play of the time-space of the truth of be-ing. How is this one thing to be accomplished?
(Heidegger, 1999: 4)Phenomenology has had a significant impact in the history of modern Western philosophy beginning perhaps with Husserl and developed in different ways by Heidegger before being taken up by a range of thinkers that have shaped philosophy, sociology and anthropology in the modern era. This special issue on Phenomenology and Education sees contributions from Max Van Manen and Catherine Adams, Robyn Barnacle, Angus Brook, Krishnaventi Ganeson and Lisa French.
Click the links below to read the articles online for free!
Editorial: Heidegger, Phenomenology, Education
Michael A. Peters
Phenomenology and Education: An Introduction
Gloria Dall’Alba
The Phenomenology of Space in Writing Online
Max Van Manen and Catherine Adams
Gut Instinct: The body and learning
Robyn Barnacle
Learning Professional Ways of Being: Ambiguities of becoming
Glora Dall’Alba
The Potentiality of Authenticity in Becoming a Teacher
Angus Brook
Transition into High School: A phenomenological study
Krishnaveni Ganeson and Lisa C. Ehrich
Revisiting the Task/Acheivement Analysis of Teaching in Neo-Liberal Times
James D. Marshall
Virtue, Reason, and the False Public Voice: Catharine Macaulay’s Philosophy of Moral Education
Connie Titone
Notes on Contributors
Educational Philosophy and Theory
Published on behalf of the Philosophy of Education Society of Australasia
Edited by:
Michael A. Peters
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Boletín 257, 12 de febrero de 2009
Se crea la mesa de la discapacidad
Esta Comisión, presidida por Mercedes Cabrera, Ministra de Educación, Política Social y Deportes, priorizará la política de empleo de las personas con discapacidad.
EN ESTE NÚMERO
- - Políticas sociales españolas y europeas
- - VENTANA DE INCLUSIÓN SOCIAL
- - Más Noticias
- - Publicaciones y Documentos
- - Agenda de España y Europa
- - Convocatorias y Subvenciones
POLÍTICAS SOCIALES ESPAÑOLAS Y EUROPEAS
Fundación Luis Vives
La Comisión de Empleo y Asuntos Sociales del Parlamento aprueba el Informe sobre la economía social
El pasado 21 de enero se aprobaba en el Parlamento Europeo, por una amplísima mayoría, el Infome Toia, de fomento de la economía social.
Se crea la mesa de la discapacidad
VENTANA DE INCLUSIÓN SOCIAL
Fundación Luis Vives
FUNPRODAMI a favor de la inclusión social en Madrid
Esta fundación se dedica a la atención de personas con discapacidad intelectual.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Mário Crespo demolidor
Está bem... façamos de conta
Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.
Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos.
Seminário" A Filosofia e a Cidade"
O Grupo de Investigação “Philosophy and Public Space” (GFE) do Instituto de Filosofia da FLUP, têm o prazer de convidar V. Exa. para a palestra:
A FILOSOFIA E A CIDADE
2º CICLO DE SEMINÁRIOS 2008/2009
2ª Sessão – Fevereiro
Espaços públicos: usos e discursos
proferida por João Teixeira Lopes (FLUP) e José Meirinhos (FLUP) que se realizará no próximo dia 17 de Fevereiro, na sala do Departamento de Filosofia, Torre B (Piso 1), pelas 18.00 horas.
[Entrada livre.]
Com os melhores cumprimentos
Paula Cristina Pereira
domingo, 8 de fevereiro de 2009
PROBLEMAS FILOSÓFICOS
PROBLEMAS FILOSÓFICOS
Posted: 07 Feb 2009 07:26 AM CST
Em sua Encyclopedia of Wines and Spirits, Alex Lichine descreve [o Xerez] com essas palavras:
A coisa mais interessante sobre o Xerez [...] é o peculiar sistema por meio do qual sua melhor qualidade é mantida. Um Xerez muito velho, muito fino, tem o poder de educar e melhorar um mais jovem. Por causa disso, os vinhos antigos são mantidos nos barris mais velhos que os fabricantes chamam soleira. Essa é uma série de tonéis [casks] graduados pela idade. Uma série é feita a partir de tonéis grandes [butts] idênticos. A classe mais antiga em uma soleira é aquele chamado Soleira. A segunda mais antiga é a primeira Criadeira, a terceira é a segunda Criadeira, e assim por diante. Quando o vinho é dragado da Soleira, é dragado em quantidades iguais de cada tonel grande. Então inicia-se um sistema progressivo no qual a Soleira é recarregada pela primeira Criadeira, que por sua vez é recarregada pela segunda Criadeira, etc. O resultado mágico desse processo é que o último tonel permanece eternamente o mesmo em qualidade. Um tonel de 1888, por exemplo, dificilmente mantém uma colher da sua safra original. Mas cada substituição colocada de volta dentro dele durante os anos foi educada para ser 1888, e substituições por vir serão escoladas no mesmo padrão. Por meio desse sistema, é possível não apenas preservar a mesma qualidade e caráter do vinho ao longo dos anos, mas também, por constantemente renovar [refreshing] os tipos Finos com vinhos mais novos, evitar que perca seu frescor [freshness].Nesse sistema de bombas e barris encontramos um meio de descrever a relação entre a filosofia tradicional e a filosofia contemporânea. Tomando emprestado a expressão de Lichine, podemos dizer que a filosofia mais antiga tem o poder de educar e melhorar a nova filosofia. E a nova filosofia não apenas preserva a qualidade e caráter da filosofia mais antiga, mas tem a capacidade de renová-la [refresh it]. Combinação, preservação e renovação [refreshment] são, portanto, as características que definem a relação entre a filosofia presente e sua história. Mas agora a questão é se a metáfora da Soleira se ajusta aos fatos. A filosofia analítica do séc. XX é um vinho novo? Ou é como um vinho antigo que perdeu o seu frescor [freshness]?
A questão é composta pelo fato de ser difícil dar uma definição precisa de "filosofia analítica", dado que ela não é tanto uma doutrina específica quanto uma concatenação frouxa de abordagens de problemas.
[Stroll, Avrum. (2000) Twentieth Century Analytic Philosophy. New York: Columbia University Press pp. 4-5. Na foto, Stroll saboreia queijo e vinho. Será um xerez?]
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
ESTA NOITE
ficha do filme | ||||||
| ||||||
argumento | ||||||
|
A la Une de l'OCDE - Janvier 2009 - 06/02/2009
Bulletins
.À la une@OCDE
Édition française
Janvier 2009Liens vers les informations récentes publiées sur le site OCDE.
Autres ressources
Communiqués de presse | Calendrier | Publications à paraître | Site OCDE | Site OCDE Chine (Chinois) | OCDE, Centre de Berlin (Allemand) | OCDE, Centre de Mexico (Espagnol) | OCDE, Centre de Washington (En anglais) | Abonnés à SourceOCDE | Éditions OCDE | Distributeurs des publications de l'OCDE | Pages pays | Synthèses | L'Observateur de l'OCDE | Rapport annuel | Site du BIAC | Site du TUAC | Numéros précédents "A la une"
Statistiques
Taux d'intérêt commercial de référence | Indicateurs composites avancés | Prix à la consommation | PIB | IEA Oil Market Report | Indicateurs pays non-membres| Parités de pouvoir d'achat (PPA) | Commerce international | Taux de chômage | Coût unitaire de la main d'oeuvre | Tableau des indicateurs statistiques | Portail des statistiques | Panorama des statistiques | OCDE en chiffres
Pages pays / Régions
Pages pays | Afrique | Allemagne | Canada | Chine | Corée | Danemark (1) | Danemark (2) | Etats-Unis (1) | Etats-Unis (2) | Europe centrale et orientale | Finlande | Grande-Bretagne | Inde | Indonesie | Irlande | Islande | Israel | Japon (1) | Japon (2) | Japon (3) | Japon (4) | Mexique | Norvège | Pérou | Portugal | Rèpublique tchèque | Suède | Turquie (1) | Turquie (2) | Turquie (3) | Turquie (4) |
Pour acheter les publications de l'OCDE à Paris :
La Documentation Française
29 quai Voltaire
75007 Paris
Tél. +33 (0) 1 40 15 71 10Nouveautés
Cliquez sur l'image pour accéder à SourceOCDE.Ouvrages les plus téléchargés.
Cliquez sur l'image pour accéder à SourceOCDE....Thèmes | Des nouvelles des Éditions OCDE | Agriculture, alimentation et pêcheries | Développement | Échanges | Éducation | Emploi et questions sociales | Énergie | Énergie nucléaire | Entreprenariat, PME et développement local | Entreprises et marchés | Environnement | Fiscalité | Gestion publique et gouvernance | Industrie et services | Santé | Science et innovation | Statistiques économiques | Tendances économiques récentes | Technologies de l'information et de la communication | Transport | Résumés multilingues | À PARAÎTRE
Petição pelo voluntariado na política
Pelo Voluntariado na Política
As grandes iniciativas são de aplaudir. E as grandes iniciativas majestaticamente altruístas são de incentivar, depois de aplaudidas. Sua Excelência o Secretário de Estado da Educação, de seu nome Valter de Lemos, com o seu projecto de despacho para recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas, inspirou-nos. Professores que tenham abandonado o ensino por via duma reforma antecipada poderão tranquilizar a sua consciência face à fuga prematura, mesmo que a perda material não seja reposta. Para se sentirem mesmo re-integrados, até terão igualmente direito a avaliação no final do ano lectivo.
Como medida genial que é, cuja superior grandeza apenas não foi suficientemente sublinhada face ao carácter humilde do seu criador, entendemos que a bem da Nação não pode ficar limitada a esta área profissional. O voluntariado é nobre; é desinteressado; e é barato! É em consequência desta observação que vêm os signatários desta petição solicitar que esta Assembleia estenda este brilhantismo aos gestores públicos e ministros, sem esquecer todos os cargos de nomeação pública. Dêem, por favor, hipótese de redenção a todos quantos pretendam desempenhar os seus cargos sem a maçada de uma remuneração mensal.
Pelo País, pela abnegação mas sobretudo pelo nosso bolso, que esta Assembleia institua o regime de voluntariado entre a classe política. Sem esquecer a avaliação anual, naturalmente.Petição:http://www.petitiononline.com/voluntar/petition.html
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
O ICS divulga: Abstract Submission System ESA2009 -já online
Conferência da ESA 2009 - ‘European Society or European Societies?’
O sistema de submissão de resumos para a próxima conferência da ESA ‘European Society or European Societies?’ a realizar em Lisboa entre 2 e 5 de Setembro de 2009 já está online em http://www.esa9thconference.com (Call for Abstracts). O prazo para apresentação de resumos aos diversos Research Networks e Research Streams é 26 de Fevereiro de 2009.
________________________________________________________________________________________________________
Equality of Opportunity. Submission Deadline: 1st ofMarch 2009
Second Call For Papers: Equality of Opportunity. Submission Deadline: 1st of March 2009
Conference: Whose Opportunities? A Critique of Equality
When? 29, 30, 31 October 2009
Where? Lisbon
Organization : Centre for Humanistic Studies, University of Minho (CEHUM) , Centre for the History of Culture, New University of Lisbon (CHC)
The Centre for Humanistic Studies of the University of Minho (CEHUM) and the Centre for the History of Culture of the New University of Lisbon (CHC) are sponsoring an international conference on the ideal of equality of opportunity which will take place in Lisbon the 29th, 30th and 31st of October 2009. Participants to the conference include:
Ingvild Almås (Norwegian School of Economics and Business Administration):
Measuring Unfair (In)equality
Richard J. Arneson (University of California, San Diego):
Formal and Substantive Equality of Opportunity: Derivative Not Fundamental
Vincent Bourdeau (University of Franche-Comté):
Equality of Opportunity as Equality of Decisive Preferences
Matthew Clayton (University of Warwick):
Equality of Opportunity and Self-Realisation
Marc Fleurbaey (Cerses, CNRS):
Responsibility Out of Respect
Axel Gosseries (Hoover Chair, University of Louvain-la-Neuve):
Luck Egalitarianism and Anti-Discrimination Law
Cécile Laborde (University College London):
Republicanism, Equal Opportunities, Affirmative Action
Ruwen Ogien (Cerses, CNRS):
Martin O'Neill (MANCEPT, University of Manchester):
Equality of Opportunity, Value and Time
Patrick Savidan (Sorbonne-Paris IV University):
Is Equality of Opportunity a Sustainable Principle of Social Justice?
Adam Swift (Centre for Social Justice, University of Oxford):
Family Values and Equality of Opportunity
Peter Vallentyne (University of Missouri-Columbia):
Equality in Its Place
Daniel Weinstock (CRÉUM, University of Montreal):
Equality of Educational Opportunity
Jonathan Wolff (University College London):
Should Egalitarians Care About Equality of Opportunity?
The meeting is of a scientific nature, envisaging dialogue among some of the most influential and original theorists of social policies of today. The common goal is to attempt to define the state of the art in the crucial discussion of Left-wing social policies in the 21st century, namely social equality, thus contributing to producing a well-balanced presentation of egalitarian political thought oriented for the future, as well as a well-defined ethics of responsibility necessary for the accomplishment of the social goals of the Left. The more specific goal is to contribute to clarifying the relation between equality of opportunity and meritocracy, in order to come to terms with the series of displacements that the notion and practice of «equal opportunities» has suffered since it came into the political debate in the post-French Revolution world.
The choice of the ideal of «equal opportunity» as the main issue of this meeting is due not only to its intrinsic relevance but also to its pertinence in the definition of public policies that embody the progressive aspirations traditionally associated with the Left. Today, some of those policies are no longer even perceived as Leftist in nature, as the «equality credo» has become so well-established. The strands of Liberalism, toleration and party politics all play into this and in order to determine how they do so in today's world, it is the organizers intention to involve political agents in the proceedings.
The meeting comprises plenary sessions with guest speakers and discussants on normative issues regarding the foundation, justification and scope of the ideal of equality of opportunity in the main trends of egalitarian thought. These will be followed by workshops on more specific, disciplinary themes. Guest speakers and discussants will take part in these workshops, designed for graduate students and researchers to present 20 minute-long papers on applied topics such as: disabled persons, education, gender equality, fair discrimination in employment, immigration, parental partiality, socialism's history, democracy in the business world, European Socialisms and the EU, among others to be established as paper proposals are selected. Contributions from all fields of the social sciences as well of social organizations on the field (charities and lobbyists, for example) are most welcome, as long as sensitive to normative political theory and to the distinction between ideal and non-ideal theory.
Guidelines for submission
This call for papers is addressed to graduate students and researchers interested in presenting their work on equality of opportunities at this conference. The conference's language will be English. Abstract proposals should address one of the main issues related to the application of the ideal of equal opportunity and should be between 300 and 500 words in length. Abstracts should be suitable for blind review. Submission deadline is 1st of March 2009. Notification of acceptance will be provided by 1st of June 2009. Preferred format for all submissions is RTF attachment submitted by electronic mail to Roberto Merrill (nrbmerrill@gmail.com) and Carlos Leone (ce.leone@gmail.com) with "Equality of Opportunity 2009 Submission" in the subject line of the email. Papers should be prepared for publication by the time of their presentation.
Newsletter da Exame Informática
Low Cost
Índia prepara portátil de dez dólares
As autoridades indianas estão a preparar um portátil de muito baixo custo para diminuir as diferenças na educação da população. Os críticos desconfiam que se trate de uma manobra publicitária.Tendências
RAM 26% mais cara
Ainda não se sabe qual o destino final da Qimonda, mas o mercado da memória já reagiu, e os preços subiram 26 por cento.Cidadania
Site de contratos públicos corrigido e melhorado
A página que disponibiliza dados sobre os contratos públicos foi corrigida, depois de várias reclamações que apontavam dificuldades de pesquisa da informação.Fotografia digital
Nikon lança Coolpix P90
O fabricante japonês lançou uma nova câmara fotográfica para fotógrafos que procuram uma máquina sofisticada, mas sem os inconvenientes de uma Digital SLR.
Boletín 256, 5 de febrero de 2009
¿Puede la UE impulsar la economía a la vez que lucha contra el cambio climático?¿Debe la lucha contra el cambio climático seguir siendo una prioridad a pesar de la crisis?
EN ESTE NÚMERO
- - Políticas sociales españolas y europeas
- - VENTANA DE INCLUSIÓN SOCIAL
- - Más Noticias
- - Publicaciones y Documentos
- - Agenda de España y Europa
- - Convocatorias y Subvenciones
POLÍTICAS SOCIALES ESPAÑOLAS Y EUROPEAS
Fundación Luis Vives
Más de 1.000 personas han votado ya sus propuestas a la Unión Europea en la página web "Consultas Europeas a la Ciudadanía".
Las extranjeras no tendrán "cheque-bebé"
España y Estonia los países de la UE más castigados por el paro
¿Puede la UE impulsar la economía a la vez que lucha contra el cambio climático?
VENTANA DE INCLUSIÓN SOCIAL
Fundación Luis Vives
Lettre d'information de la Bpi - Février 2009 - 04/02/2009
Lettre d'information Bibliothèque Publique d'Information
Lettre d'information de la Bpi - Février 2009 / N°
- Cinéma
- Conférences - Débats
- Écran des enfants
- Expositions
Un nouveau site pour la Bpi :
rendez-lui visite !A VENIR :
Cinéma du réel,
28e Festival international de films documentaires
Du 5 au 17 mars 2009Expositions
36e Festival international de BD d'Angoulême
Présentation des 64 albums qui constituent la sélection officielle et la sélection patrimoniale du Festival d'Angoulême.
[Du 28/01/2009 au 16/02/2009, Galerie Rambuteau / Entrée de la bibliothèque]
Écran des enfants
Cinémas du monde : la Chine
Cycle de projections de films français ou étrangers pour les petits et les grands
[Le 04/02/2009, Cinéma 2, 14h30]
Conférences - Débats
Rencontre avec Philippe Sollers
Entretien mené par Nathalie Crom, responsable du Service Livres de Télérama
[Le 09/02/2009, Grande Salle, 19h]
Conférences - Débats
"Images justes" ou "juste des images"?
Colloque sur la question du témoignage dans le journalisme d'image et dans les nouvelles technologies de l'information.
[Le 14/02/2009, Petite Salle, de 13h30 à 20h30]
Conférences - Débats
Le darwinisme
Dernière conférence du cycle sur la théorie de l'évolution, de Darwin à aujourd'hui.
[Le 16/02/2009, Petite Salle, 19h]
Cinéma
Autour du film Mon oncle de Jacques Tati
Regards critiques 3 : la part sonore du cinéma. Cycle de projections / conférences proposé par Daniel Deshays sur l'écriture du son au cinéma.
[Le 09/02/2009, Cinéma 2, 19h30]
Cinéma
Relire Thomas Bernhard
Projection du film Thomas Bernhard (1931-1989), réalisé par Jean-Pierre Limosin.
[Le 23/02/2009, CInéma 2, 19h30]
Visitez l'expo virtuelle Gourmelin
...
Les dernières conférences en ligne
D'Encre et d'exil 7 :
terres d' imaginaireNouvelle parution aux Editions de la bibliothèque
Bulletin Bpi n°28
(janvier - mars 2009