segunda-feira, 24 de julho de 2006

VIVE LA FRANCE

O primeiro-ministro francês teve de enfrentar manifestações dos jovens contra a sua política de primeiro emprego. Perdeu em toda a linha, e dessa derrota política beneficiou o seu ministro do interior, Nicolas Sarcozy.
O senhor Sarcozy enfrenta agora a desobediência civil de numerosas famílias francesas que se opõem ao repatriamento de imigrantes não legalizados. Não há manifestações de rua. Não são necessárias.
O que se passa é o seguinte:
Revigorado com a popularidade ganha à custa da incompetência do primeiro-ministro, o senhor Sarcozy decidiu repatriar todos os imigrantes não legalizados. Numa fase inicial, teve de ceder na execução desta política, perante a crítica das associações de pais dos alunos franceses, que entendiam como injusto o facto de a vida escolar dos seus filhos ser prejudicada com a perda de colegas que teriam de ser repatriados, durante o ano lectivo. Como na legislação francesa, o repatriamento não pode separar os filhos dos pais, o senhor ministro teve de adiar esse repatriamento para depois das aulas.
Só que agora, acabadas as aulas, muitas famílias francesas decidiram guardar essas crianças imigrantes em suas casas, adoptando uma prática assumida de desobediência civil, apoiada nomeadamente por moviemntos da igreja católica.
O senhor ministro não está a conseguir levar a dele avante, graças a um movimento cívico bem mais poderoso do que qualquer manifestação.
VIVE LA FRANCE

Sem comentários: