terça-feira, 25 de julho de 2006

DIAGNÓSTICO PRECOCE DO AUTISMO

21 de Julho de 2006 .... Investigadores da Escola de Medicina de Yale descobriram alterações na placenta que podem ser o primeiro elemento de diagnóstico de autismo. Esta descoberta poderá ajudar os médicos a diagnosticar o autismo na altura do nascimento.

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que tem um efeito muito marcado na socialização, na comunicação, na aprendizagem e em outros comportamentos.

Os investigadores descobriram que as placentas de onde nascem crianças autistas têm três vezes mais inclusões trofoblásticas do que as outras placentas. Alterações do mesmo género já tinham sido observadas em outras perturbações do desenvolvimento de origem cromossómica e em doenças de natureza genética. Estas inclusões perecem resultar de um crescimento atípico das células. Esta descoberta é compatível com outros estudos que apontam para uma origem genética do autismo.
Segundo Volkmar, um dos investigadores de Yale, "se estes resultados forem confirmados na próxima série de estudos que será levada a cabo, então a detecção de inclusões trofoblásticas no momento do nascimento, na ausência de outras anomalias genéticas óbvias, poderá ser uma indicação de que estamos perante uma criança que necessita de ser acompanhada por um especialista para se determinar, o mais precocemente possível, se é ou não autista".

Sem comentários: