sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Comunicação Social em Portugal Está a Caminhar para Lixo



Diz o jornal Sol que um agricultor do Ribatejo encontrou numa escrivaninha do primo de Sócrates mais de mil cheques em branco da família de Sócrates, sendo que mais de duzentos seriam do próprio ex-primeiro ministro. Diz ainda que esses cheques em branco são do Banco Totta e que, pela sua numeração, se percebe que são sequenciais e atribuídos em nome de uma empresa de artigos desportivos da mãe e do cunhado do dito Sócrates.
Pois bem. O Banco Totta já não existe há mais de 25 anos. Os cheques, para além do seu número de série, ainda têm uma data de emissão. O Jornal esquece-se de atualizar o nome do Banco para Banco Santander, quando muito, se formos perfeccionistas, para Santander Totta, e não refere a data de emissão. Isto, só por si, é bom fundamento para dar a essa notícia a credibilidade de lixo. Não é crível que alguém, vendo um cheque do Santander tenha identificado preferencialmente o Banco Totta, nem é admissível que, havendo datas em discussão, as que se referem à data dos próprios cheques sejam omitidas.
Mas o problema da comunicação social é bem mais grave. Ao desviar a atenção dos portugueses para estas coisas absolutamente ridículas, está a afastar o debate das coisas que interessam para o debate sobre ninharias.
Um outro exemplo é o da demissão de Relvas. A política de Relvas é um assunto secundário, a forma como a ascensão ao poder se processa no interior dos partidos torna-se irrelevante, em nome de um debate sobre minudências jurídicas.
Então, a política de investimento público ou a política de educação (por exemplo) do governo anterior não são debatidas. As atuais políticas nos mesmos domínios também não. A formação das elites polítcas muito menos.
Portugal e a Europa atravessam um período de grande mediocridade, ao nível das lideranças políticas. Seria bom que essa mediocridade não contaminasse a comunicação social. Mas está a contaminar. E não só os jornais sensacionalistas, porque os outros, os ditos de referência, aproveitam o lixo dos outros para o divulgarem do mesmo modo.

Sem comentários: