terça-feira, 28 de junho de 2011

O Novo Eduquês

Substituição
  1. da facilidade pelo esforço, 
  2. do laxismo pelo trabalho, 
  3. do dirigismo pedagógico (seja lá o que isso for) pelo rigor científico, 
  4. da indisciplina pela disciplina, 
  5. do centralismo pela autonomia.
Apostar
  1. no estabelecimento de uma nova cultura de disciplina e esforço, 
  2. na maior responsabilização de alunos e pais, 
  3. no reforço da autoridade efectiva dos professores e do pessoal não docente;

Criar uma cultura de transparência orientada para resultados.

Reformando o modelo de avaliação do desempenho dos docentes de forma a desburocratizar o processo, promovendo um regime exigente, rigoroso, autónomo e de responsabilidade, sem que estes princípios conduzam a cargas desmedidas de procedimentos burocráticos e administrativos, e ponderando os resultados de outros modelos de avaliação, nomeadamente os já obtidos no modelo de avaliação em vigor no ensino particular e cooperativo. (tanta coisa para chegar aqui)

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