quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Sucesso de Falhar

Já sabemos que a política de austeridade está finalmente a ter sucesso, o sucesso de falhar. Também é preciso saber falhar, isto é, ser persistente, resistir a todas as críticas, provocar sofrimento sem pestanejar, etc. O primeiro ministro pediu aos seus correligionários para não "embandeirarem em arco". Podem embandeirar em cubo, em qualquer parelepípedo, mas não em arco. Em arco só pode embandeirar o próprio primeiro ministro, como tem feito ultimamente.

Duas coisas merecem hoje alguma atenção dentro deste quadro geral de sucesso de falhar: a inoperância dos partidos e a dispensabilidade do governo.


  • Vejamos os partidos. Segundo eles, a sua maioria, seria conveniente limitar o nº de mandatos dos presidentes de câmara. São eles que determinam os candidatos. Podiam ser eles a decidir, por sua própria iniciativa, fazer aquilo em que supostamente acreditam. Mas não. Puseram a Assembleia da República a trabalhar para eles. A Assembleia, ao serviço dos partidos, deliberou, então, essa limitação de nº de mandatos. Como decididamente os partidos acham que não devem estar ao serviço da Assembleia, aconteceu o que se está a ver. Não cumprem. Sucesso, claro, de falhar.
  • Vejamos o governo. Não me posso pronunciar sobre toda a ação governativa. Por isso, limito-me  à ação do ministério da educação. E vejamos: o que teria acontecido se o ministro da educação e toda a sua equipa não tivessem decidido rigorosamente nada? Se a administração da educação estivesse a trabalhar em piloto automático? Aconteceria que tudo estaria na mesma, só que mais tranquilo, sem greves, sem conflitualidade provocada. Estaríamos melhor, sem dúvida. Tirando aquilo que destruiu, o que é que o governo fez neste domínio? Exames para os alunos e exames, agora, para os professores. O ministério da educação é talvez um dos que tem tido mais sucesso no governo, um verdadeiro exemplo. Só que não teria sido sentida a sua falta, se não tivesse feito nada. Afinal, talvez o governo fosse dispensável.

Sem comentários: