segunda-feira, 26 de abril de 2010

Apoio a Manuel Alegre





Caros amigos e amigas,

Iniciamos hoje a publicação das notícias de Manuel Alegre, que contamos enviar aproximadamente de duas em duas semanas. Fazemo-lo com convicção e emoção, a pouco tempo de Manuel Alegre formalizar a sua candidatura. Também numa altura em que visita Itália, onde no dia 17 se encontrou com estudantes da Universidade Roma Tre, em Roma, antes da inauguração da Cátedra Manuel Alegre, instituída no Departamento de Românicas da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Pádua, que vem selar uma colaboração de mais de trinta anos com o Instituto Camões.

Não esqueça a página de apoiantes do sítio de Manuel Alegre: traga outro amigo também! "Portugal é de todos, Portugal vale a pena."

DA POLÍTICA
Manuel Alegre formaliza candidatura até ao fim do Abril
10-04-2010

Manuel Alegre comunicou aos apoiantes reunidos em Lisboa que anunciará a formalização da candidatura até ao fim do mês de Abril. Considerou ainda que "o tempo de avaliação está esgotado". Lembrando que "a sua casa política é o PS, mas que a sua candidatura é supra-partidária", reiterou que "a sua decisão é pessoal e não está dependente de ninguém."
Ler mais


Apoiar Manuel Alegre
17-04-2010

A candidatura de Manuel Alegre  é um espaço aberto à participação de todos os cidadãos e cidadãs. Se quer que o seu nome figure na lista de apoiantes que será divulgada no site, preencha o formulário em baixo. Se já foi apoiante em 2006, e o seu nome figura na lista de apoiantes de 2006, o seu nome não pode figurar na lista de 2011 sem a sua autorização, pelo que deverá igualmente preencher este formulário. Clique aqui para aceder ao formulário, faça forward desta mensagem e traga um amigo também.


Ricardo Costa escreve sobre a candidatura de Alegre
O PS está obrigado a apoiar Alegre
17-04-2010 Ricardo Costa, Expresso
Os partidos adoram perder tempo a discutir assuntos que têm um fim conhecido. Fico espantado em ver o número de almas do PS que esperneiam para tentar que o PS não apoie Manuel Alegre: o PS está obrigado a apoiar Alegre. Qualquer outra solução seria arriscada, errada, suicida, tonta ou tudo ao mesmo tempo.
Ler mais


Miguel Esteves Cardoso vota em Manuel Alegre
Venha o Alegre

17-04-2010 Miguel Esteves Cardoso, Público

Alegre quer ser eleito por todos os portugueses que não são de direita. Incluindo bastantes que são da esquerda séria e da direita tonta. Como bipolar de ambas as coisas, digo já que vou votar em Alegre.
Ler mais

48 anos depois
Manuel Alegre retornou a Nambuangongo
08-03-2010

Manuel Alegre depositou uma flor na campa do soldado português José António Teixeira Pinto (Companhia 352, Batalhão de Cavalaria 350) morto em combate a 15 Agosto de 1962. Nessa data, Manuel Alegre passou pela primeira vez em Nambuangongo, a caminho de Quipedro. Lembrou o seu amigo, Alferes Manuel Ortigão, cuja morte, provocada por uma mina, inspirou o poema "Canção com lágrimas e sol", musicado e cantado por Adriano Correia de Oliveira, que pode ver.
Ler mais

DA ESCRITA
Manuel Alegre ovacionado de pé na Universidade de Pádua
Universidade de Pádua inaugurou Cátedra Manuel Alegre

19-04-2010

"Hoje, como sempre, poesia é liberdade". Assim terminou Manuel Alegre a sua intervenção na Universidade de Pádua, recebendo uma prolongada ovação de pé das centenas de jovens que não quiseram deixar de assistir à inauguração da nova Cátedra de Língua, Literatura e Cultura Portuguesas com o nome do poeta português, o que obrigou a uma mudança de sala para poder acolher todos os presentes.
Ler mais

Lançamento de "O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua"
Um mar de gente, segunda edição no prelo

07-04-2010 com base em diario.iol.pt (excertos)

Um mar de gente esperou Manuel Alegre, nas Galveias, para assistir ao lançamento de "O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua", último livro do poeta, que já tem a segunda edição no prelo. "Há mais vida para além da política", disse Manuel Alegre aos jornalistas, irredutível na sua vontade de separar o livro da questão das presidenciais.
Ler mais

A propósito de "O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua"
Manuel Alegre entrevistado pela revista LER

01-04-2010 revista Ler de Abril de 2010

Tema de capa da revista Ler de Abril, a entrevista de Manuel Alegre, feita por Carlos Vaz Marques a pretexto do novo livro "O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua", é um retrato de corpo inteiro do poeta que se recusa a misturar a poesia com a política.
Veja a entrevista AQUI.
Ler mais

Daniel Sampaio escreve sobre o rapaz poeta
O rapaz-poeta
11-04-2010 Daniel Sampaio, Público

"O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua" é hoje o poeta Manuel Alegre, candidato à Presidência da República. Na entrevista que deu a Carlos Vaz Marques, na revista Ler de Abril, diz-nos: o novo livro é "uma viagem por dentro de mim mesmo". Percebi agora melhor o seu desejo de ser Presidente quando cita Saint-Exupéry - "a infância é um país" - e me leva a recordar também que "o essencial é invisível para os olhos".
Ler mais
 

http://www.manuelalegre.com


 


Sem comentários: