quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apple põe fim aos 'hackintosh' com update de Snow Leopard

Hackintosh é um PC onde corre um sistema operativo Mac OS X adulterado para poder funcionar em um notebook ou netbook oferecendo a experiência de um ambiente do sistema operativo da Apple.
11 de Novembro, 2009 @ 8:36 AM BRT

Os usuários que gostavam de desfrutar a experiência do sistema operativo Mac OS X com um orçamento de um netbook tinham encontrado uma maneira de hackear o sistema operativo Mac OS X para forçá-lo a trabalhar em netbooks baseados no processador Atom da Intel. O mais recente update do Snow Leopard removeu o suporte do processador Atom e colocou um fim no “hackintosh” – finalmente.
Porquê a Apple faria algo assim? Será que a Apple está tão rígida assim em manter o controlo sobre o seu software Mac OS X e as plataformas de hardware onde ele irá correr, que a companhia está disposta a correr o risco de uma fuga de consumidores por conta do fim dos ‘hackintosh’? Bem, sim e não.
O que a primeira vista pode parecer um exacerbado complexo de Napoleão de Steve Jobs, pode ser visto como um movimento da Apple com vista a proteger a experiência de usuário do Mac. A Apple conseguiu alcançar e manter uma taxa relativamente alta de satisfação de cliente dos seus produtos, como resultado de uma gestão virtual de todos aspetos da experiência do consumidor, desde os hardware, aos softwares, incluindo o ambiente das suas lojas tanto virtual quando física.
Visto desta perspectiva, o movimento de cortar o uso do Mac OS X em hardware não autorizados faz algum sentido. A Apple construíu uma reputação em oferecer uma sólida experiência ao usuário, portanto, quaisquer alterações não poderiam garantir o mesmo ambiente.
Será que a Microsoft se importa se você quizer o Windows 7 em um Macbook? Claro que não. Apenas certifique-se que a sua cópia do Windows 7 seja autêntica e legalmente licenciada.

Sem comentários: