quinta-feira, 24 de maio de 2007

A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA

CONSULTAR TEXTO COMPLETO
DE TEXTO DE APOIO DE FILOSOFIA PARA ALUNOS DO 10º ANO
Aristóteles escreveu que “o fim da política será o bem supremo do Homem”. A ideia que os gregos tinham da liberdade levava-os a esta dignificação da actividade política.
Para eles, o ser humano livre era o que participava activamente nos assuntos da cidade e a cidade livre era aquela que não estava submetida a nenhuma outra.
Cada vez mais é importante recuperar esta dignificação da actividade política, já que vivemos num espaço público de discussão e de liberdade de expressão.
Sendo assim, a liberdade de expressão é uma condição indispensável das democracias. É nessa liberdade de expressão que consiste a liberdade política, a qual só se verifica num Estado que garante o pluralismo e o exercício das nossas possibilidades de expressão, comunicação e intervenção. É a esse nível que se situa a verdadeira cidadania. Podemos dizer que as diferentes formas de liberdade (liberdade de acção, liberdade de consciência, liberdade moral, etc.) estão dependentes da liberdade política, porque qualquer questão política põe em jogo a liberdade humana.
Uma vez que, em rigor, a liberdade só existe se for realizada, torna-se necessário que cada indivíduo se assuma como cidadão empenhado na defesa dos direitos e garantias já conquistados, bem como na defesa dos direitos das gerações vindouras.

1 comentário:

Anónimo disse...

os politicos estao fracassados