segunda-feira, 13 de novembro de 2006

O "MOBBER" OU O PODER DA INVEJA

O "mobber", ou assediador, é normalmente um colega, um colega invejoso, narcísico e perverso que intimida os companheiros, criando à sua volta um clima de vazio e desprezo que vai gerando um desgaste psicológico que, por sua vez, os conduz à auto-exclusão que é o objectivo pretendido pelo "mobber".
Qualquer trabalhador que suscite inveja pode ser vítima destes "mobbers", normalmente um trabalhador cuja qualidade ou popularidade são consideradas ameaças para o assediador. O "mobbing" é uma demolição moral, que leva a mais corajosa das vítimas à autodestruição. Não há auto-estima que resista.
É preciso fazer frente ao assediador rapidamente e com inteligência. Para isso, a vítima precisa do apoio da família e dos amigos, precisa que lhe digam que não está a imaginar, que aquele colega é mesmo mau. Porque se o enfrenta sem essa segurança interior pode acabar a chorar ou aos gritos, perdendo o controlo e dando mais uma vitória ao "mobber". Por isso é necessário que se sinta em forma e que desenhe uma estratégia nomeadamente indo falar com alguém da organização que não esteja sob o domínio do assediador. O assediador normalmente tem poder...

Sem comentários: