“Ora, a escola tem de se organizar de modo a promover as aprendizagens instrumentais e as aprendizagens estruturantes. Para isso, não pode ter o modelo rígido de funcionamento que lhe conhecemos atualmente. Digamos, para abreviar, que não se superam as limitações da escola criando “salas de estudo”, “estudo acompanhado”, “aulas de apoio”, num contexto em que tudo o que de seja criado de novo acaba sempre por fortalecer a rigidez daquilo que já existe e parece insuficiente. Estas compensações só compensam aqueles alunos que, por mérito próprio, são pouco afetados pelas limitações da escola. Os outros, muitas vezes, evitam confrontar-se com a confirmação da sua incompetência que estas estratégias compensadoras se limitam a pôr em evidência. Compensar um erro não é corrigi-lo, é tentar mantê-lo, disfarçando-o tanto quanto possível, nem que seja só através da hiperatividade burocrática ou da hiperventilação dos agentes compensadores. Os conceitos de sala de estudo, de estudo acompanhado e de apoio educativo dão conta da insuficiência do modelo de escola que temos, mas não são compatíveis com ele. Em aplicação, limitam-se a acrescentar às dificuldades já existentes algumas mais. Este acrescento de dificuldades é, apesar de tudo, invisibilizado e até camuflado pela impossibilidade prática de essas modalidades de intervenção se universalizarem a todos os alunos. Assim, não sendo atividades disponíveis para todos os que delas necessitam, e não sendo aproveitadas por todos para quem são disponibilizadas, têm o mérito de se constituírem como mais uma oportunidade para articular aquilo que não deveria ter sido desarticulado, isto é, de se constituírem numa poderosa afirmação da burocracia auto-justificada e auto-alimentada.”
Excerto de: Jorge Nunes Barbosa. “Indisciplina e Disfuncionalidade.” Jorge Barbosa, 2012. iBooks.
É possível que este material esteja protegido por copyright.
Veja este livro na iBooks Store: https://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewBook?id=497035597
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