sexta-feira, 27 de junho de 2008

FINALMENTE: UMA MEDIDA ESTRUTURANTE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COM IMPACTO NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO


Depois de um vasto conjunto de medidas e de reformas na educação que bem poderiam ter sido levadas a cabo por um Ministro da Administração Interna ou por um Ministro das Finanças, a Ministra da Educação ganhou coragem e mostra de que fibra se faz um ministro de qualidade. A sua última medida é um hino majestoso à competência e à seriedade com que é encarada em Portugal a melhoria das condições das escolas. Essa medida, de impacto estrutural inegável, surpreendeu muita gente pela lucidez e oportunidade. A mim, pelo menos, deixou-me com vontade de pedir desculpa por todas as críticas que fiz, e até por aquelas que não tive paciência para fazer, à acção governativa desta brilhante ministra.
Pois saiba-se e divulgue-se que a Ministra da Educação acaba de institui o "DIA DO DIPLOMA" NAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS. Se esta medida peca por alguma coisa, será seguramente por ser tardia e, eventualmente, por não se aplicar ainda à Creches, Jardins de Infância e às Escolas do 1º, do 2º e do 3º Ciclos.
O primeiro "dia do diploma" será já no próximo dia 12 de Setembro.
Não se lembrem agora os professores de dizer que esta medida é de difícil aplicação, como aconteceu com todas as outras, só porque a Senhora Ministra não sabe quais são as consequências e limitações geradas pelo calendário escolar.
Fez muito bem em tomar esta decisão precisamente na altura em que os alunos do 12º ano só pensam em obter a classificação necessária para entrar no Ensino Superior. Fez muito bem, sim senhora. Agora que os alunos já nem querem ouvir falar da Escola, é sempre positivo que alguém se lembre de os fazer comemorar com pompa e circunstância o "dia do Diploma".
Quem, agora, disser mal desta ministra, ter-me-á à perna. E não será para o contrariar nessas críticas ...

IR PARA PÁGINA INICIAL

1 comentário:

Rosa Lídia disse...

Olá, Jorge!

Correndo o risco de te ter à perna ... cá vai o meu comentário "melífluo" acerca desta medida tão interessante da nossa ministra:
Onde teria ido ela descobrir esta "novidade" pedagógica? E tão atempadamente ...!! Como sempre, aliás. Esta postura de decretar, quando bem entende (eu até percebo, porque deve julgar ela que não existe calendário escolar ... que as aulas vão de Setembro a Setembro sem interrupção - o que é compreensível quando se entende a nossa instituição como um armazém, uma arrecadação, um espaço onde se largam as criancinhas para aliviar os pais da difícil tarefa de os educar)e sobre tudo o que lhe apetece tem sido a "bandeira" desta personagem (pena que não pertença ao mundo da ficção!!.
Mas regressando à medida da Srª Ministra ... eu não li ... estou a conhecê-la através deste teu artigo ... espero que ela tenha explicitado muito bem como se vai processar esse dia a nível nacional - assim bem explicadinho, tipo guião que acompanha as provas de aferição, indicando o tempo de duração, o tempo dos intervalos, o que deve dizer o Presidente do Executivo - futuro Director - o que devem responder os alunos, como devem proceder os restantes professores ... Além disso, também não se deve ter esquecido de dizer que é serviço obrigatório para todos os docentes e que constituirá um item muito importante da sua avaliação - melhor, caso não compareça, o professor nunca mais chegará a titular ... e se já é detentor dessa titularidade, perdê-la-á para sempre...! E isto deve ser o mínimo que deve estar contemplado no diploma, porque, certamente que uma figura tão inteligente e informada como a nossa venerável Ministra, ter-se-á lembrado de TUDO ... TUDO o que é verdadeiramente importante para que esse dia seja celebrado condignamente...! Pena que não tenha escolhido o dia 11 de Setembro. Seria tão mais adequado!!!
Rosa