62. Crianças e jovens com NEE também podem ter uma discapacidade, segundo o DDA[1]. Um relatório do Gabinete do Primeiro Ministro[2] estima que cerca de 7% da população infantil pode ser considerado como tendo deficiência (disability). O Código de Conduta (Regulamento) para as Escolas, da Comissão para os Direitos da Deficiência[3], esclarece que: ‘Pode não ser imediatamente óbvio identificar uma criança como tendo uma deficiência. Insucesso escolar e problemas de comportamento podem, em alguns casos, indicar uma discapacidade camuflada ainda não identificada.’ As escolas e as unidades de educação pré-escolar devem ser proactivas na procura de informação acerca de discapacidades camufladas. Isto significa trabalhar de muito perto com os pais e com as próprias crianças e jovens.
[1] Disability Discrimination Act 1995
[2] Prime Minister’s Strategy Unit (2005) Improving the Life Chances of Disabled People. London: Cabinet Office
[3] Disability Rights Commission (2002) Code of Practice for Schools: Disability Discrimination Act 1995: Part 4. London: TSO
Façam o favor de comparar este parágrafo com o que os "especialistas" do Ministério da Educação andam a dizer por aí.
Respondam depois:
1: QUAL É O PAÍS QUE INCITA AS ESCOLAS A RESPONDEREM AOS PROBLEMAS QUE ENFRENTAM?
2: QUAL É O PAÍS QUE INCITA AS ESCOLAS A CAMUFLAREM OS PROBLEMAS COM QUE VIVEM?
Cada resposta certa vale 10 pontos, se for apresentada justificação adequada, e 5 pontos, se não for apresentada a respectiva justificação. O TESTE VALE 20 PONTOS. QUEM OBTIVER UMA CLASSIFICAÇÃO INFERIOR A 10 PODE CANDIDATAR-SE AO LUGAR DE ASSESSOR DA SENHORA MINISTRA DA EDUCAÇÃO; EM ALTERNATIVA, PODE CANDIDATAR-SE AO CARGO DE DIRECTOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO OU DE DIRECTOR-GERAL.
Sem comentários:
Enviar um comentário