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2 a 4 de Fevereiro I Congresso Internacional em Estudos da Criança O I Congresso Internacional em Estudos da Criança é promovido pelo Instituto de Estudos da Criança (IEC), a Universidade do Minho e pretende reunir profissionais que trabalham com crianças, investigadores e outros interessados nas questões relativas à infância para debater o estado actual do conhecimento sobre a condição de ser criança. As questões teóricas, técnicas e éticas da educação e intervenção com crianças nos vários contextos e domínios profissionais e os problemas específicos da sua investigação serão objecto deste debate multi, inter e trans-disciplinar que pretende dar um contributo decisivo para a definição e consolidação dos Estudos da Criança. No Instituto de Estudos da Criança, Campus de Gualtar, Universidade do Minho. 9 de Fevereiro Debate “Escola Inclusiva - Educação Especial” Em debate a realidade e perspectivas face aos novos diplomas. Trata-se de um encontro regional promovido pela Federação Regional das Associações de Pais de Aveiro. No Pequeno Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, com início às 9h30. 9 de Fevereiro Palestra “Matemática e Perspectiva” Nesta palestra, dirigida a alunos de Ensino Secundário, a perspectiva é o modo de representar num plano uma figura do espaço de modo que, ao olharmos para essa representação, tenhamos uma visão semelhante a que teríamos da figura original. A sua correcta utilização na realização de desenhos e pinturas começou a ocorrer na Itália a partir do século XV, altura em que as propriedades essenciais dessa representação começaram a ser compreendidas. Para além de uma reflexão geral sobre as propriedades e as limitações da perspectiva, procuraremos nesta sessão examinar o modo como a matemática nos pode ajudar a compreender o fenómeno da perspectiva e, do ponto de vista oposto, o modo como certos objectos matemáticos podem aparecer em perspectiva. A realizar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Edifício das Matemáticas, Anfiteatro 0.03), pelas 10h30. Entrada livre.
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Ministra da Educação admite que novos modelos para escolas têm "riscos associados"
A ministra da Educação admitiu que os novos modelos de organização das escolas têm "riscos associados", mas considerou infundados os receios de uma "partidarização" da gestão dos estabelecimentos de ensino. Público
Previsão do director do Correio da Educação confirmada
Na semana passada, o director do CE tinha sustentado que a avaliação dos professores era impossível nos termos prescritos. A DGRHE veio enfim reconhecer, parcialmente, a validade da análise. Outras informações sobre as condições da avaliação, podem ser consultadas aqui, aqui e aqui.
Escolas terão condições para avaliar professores ainda este ano
A ministra da Educação garantiu que as escolas terão todas as condições para proceder à avaliação de desempenho dos professores já este ano lectivo, negando assim críticas da Fenprof sobre atrasos no processo que impediriam a sua concretização este ano. DD
Avaliação de desempenho dos professores
Com o objectivo de esclarecer as escolas e os professores, a Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação (DGRHE) apresenta um manual em formato digital e um guião do processo de avaliação, responde às questões mais frequentes sobre esta matéria, gere um fórum de discussão on-line e divulga as orientações do Conselho Científico para a Avaliação de Professores. Refira-se, no entanto, que o desacerto e a ilegalidade de algumas respostas têm provocado larga agitação nas escolas. DGRHE
Alterações ao Estatuto do Aluno reforçam autoridade dos professores e autonomia das escolas
As alterações ao Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, publicadas no Diário da República, reforçam a autoridade dos professores e a autonomia das escolas, ao mesmo tempo que simplificam e agilizam procedimentos, conferindo maior responsabilidade aos pais e aos encarregados de educação. ME
Conselho das escolas aprova dois importantes documentos
O Conselho das Escolas aprovou uma Recomendação relativa à avaliação dos professores e finalizou o seu parecer sobre a Nova Proposta de Regime Jurídico da Autonomia e Gestão. A realidade acabou por prevalecer sobre a ficção. Os dois documentos estão disponíveis aqui e aqui.
Estudos em destaque
No âmbito do Plano Nacional de Leitura, foram publicados dois estudos: "A Leitura em Portugal", sob coordenação de Maria de Lurdes Lima dos Santos e "Para a Avaliação do Desempenho de Leitura", sob coordenação de Inês Sim-Sim. PNL
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