quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Porque dizem que o Mundo acaba na sexta-feira?


Maias Porque dizem que o Mundo acaba na sexta-feira?
As interpretações da chamada 'profecia Maia' prevêem que o Mundo acabe nesta sexta-feira, dia 21 de Dezembro. Saiba de onde surgiu esta data.


A ideia de que uma hecatombe mundial aconteceria na Terra no dia do Equinócio de Inverno, a 21 de Dezembro, é uma teoria que já se ouve pelo menos há quarenta anos, desde a época de ouro da ‘Nova Era’. Mas nos últimos três anos essa crença tem ganhado força, de acordo com a BBC.

A polémica atingiu proporções tais que até a NASA sentiu necessidade de abordar o tema, disponibilizando no seu site uma página dedicada a questões sobre o fim do Mundo, onde alguns especialistas negam as previsões do calendário dos Maias através da ciência.

Uma investigação da BBC concluiu que as interpretações de que o fim do Mundo aconteceria no dia 21 de Dezembro de 2012 são baseadas em dois monumentos maias, a 'Estela 6' (uma espécie de totem, no sul do México) e a 'Estela 1' (perto do Golfo do México).

Na antiga civilização maia, as chamadas 'Estelas' eram colunas nas quais se marcavam as datas de eventos importantes.

O monumento Estela 6 foi descoberto entre 1957 e 1958 e refere a data 'baktún 13 4 Ahau 3 Kankin' que, traduzida para o calendário gregoriano, equivale a 21 de Dezembro de 2012. Este dia corresponderia também ao fim de um ciclo de 5.126 anos registado no calendário maia.

Já a Estela 1 tem quatro referências a datas, sendo uma delas a próxima sexta-feira.

Outra justificação para a data é o facto do dia 21 de Dezembro de 2012 ser o último dia do calendário criado pelos maias. Ou seja, não há registo do que viria depois disso.

Sem comentários: